TEXTO ÁUREO
“E, se a sua oferta for sacrifício pacífico, se a oferecer de gado macho ou fêmea, a oferecerá sem mancha diante do Senhor” (Levítico 3:1).
Uma pessoa fazia uma oferta de paz como uma expressão de gratidão e um meio de manter sua comunhão com Deus. A vida do animal sacrificado enfatizava o valor desta gratidão e harmonia. Nem a paz com Deus nem a gratidão a Ele deveriam ser consideradas um presente barato ou sem importância. Pelo fato de a oferta simbolizar a paz com Deus, parte dela poderia ser comida pela pessoa que a apresentava. (Bíblia de Estudo Cronológica - CPAD - pág. 206).
VERDADE APLICADA
A A comunhão com Deus tornou-se possível através do sacrifício realizado pelo nosso Senhor Jesus Cristo.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
1 - Ensinar que a comunhão é o propósito de Deus para os Seus filhos;
2 - Instruir que a gratidão alegra o coração de Deus;
3 - Mostrar que a verdadeira paz é alcançada através de Jesus Cristo.
TEXTO REFERÊNCIA
Levítico 3.1-3; 17
1 E, se a sua oferta for sacrifício pacífico, se a oferecer de gado macho ou fêmea, a oferecerá sem mancha diante do Senhor.
2 E porá a sua mão sobre a cabeça da sua oferta e a degolará diante da porta da tenda da congregação; e os filhos de Arão, os sacerdotes, espargirão o sangue sobre o altar, em roda.
3 Depois, oferecerá do sacrifício pacífico a oferta queimada ao Senhor: a gordura que cobre a fressura e toda a gordura que está sobre a fressura.
17 Estatuto perpétuo será nas vossas gerações, em todas as vossas habitações: nenhuma gordura, nem sangue algum comereis.
Motivo de oração:
Ore para que a nossa comunhão com Jesus Cristo cresça a cada dia.
INTRODUÇÃO
Com características distintas, as ofertas apresentam aspectos do ministério e da obra que Jesus realizou. A oferta pacífica tem por objetivo demonstrar o que o adorador alcança tendo comunhão com Deus.
A oferta pacifica era uma expressão de gozo e gratidão por parte daqueles que sentiam comunhão com Deus. Não era oferta para estabelecer paz e amizade, mas antes para cultivar aquilo que já existia de bom, para conservar os benefícios.
1. Uma oferta para comunhão.
Nesta oferta o adorador também colocava a mão na cabeça do animal quando era degolado (Lv 3.2), simbolizando a comunhão com a vítima que morria sobre o altar. As entranhas e gordura do animal eram colocadas sobre o altar para serem queimadas. Nessa oferta o adorador podia comer do sacrifício, mas a porção mais excelente era oferecida ao Senhor, o único que podia apreciá-la.
A oferta pacifica era uma expressão de gozo e gratidão por parte daqueles que sentiam comunhão com Deus. Não era oferta para estabelecer paz e amizade,mas antes para cultivar aquilo que já existia de bom,para conservar os benefícios
1.1. A comunhão do adorador.
A comunhão é o propósito de Deus com as Suas criaturas, que se tornaram Seus filhos pela obra consumada por Jesus (Jo 1.12). Essa comunhão só pode acontecer com quem tem a vida de Deus e essa vida nos é concedida através do novo nascimento, que vem com a fé e o arrependimento por ter ofendido a santidade de Deus, aquele que cura e restaura. Para o adorador, a comunhão com Deus é a certeza de poder estar na presença de Deus sem ser consumido.
Para o adorador, a comunhão com Deus lhe concede o deleite que a presença do Senhor proporciona, uma experiência maravilhosa que todo salvo conhece. A intensidade dessa comunhão está tipificada neste sacrifício pacífico com todo o ritual que foi estabelecido na lei que Moisés recebeu do Senhor. No Novo Testamento a comunhão do salvo é caracterizada pelo culto que foi instituído por Jesus: a Ceia do Senhor (1Co 11.23-25). Uma ordenança que a Igreja deve realizar até que o Senhor volte, pois é o culto que caracteriza a comunhão do Corpo com a Cabeça, que é Cristo. É o modo simples do adorador dizer que permanece em comunhão com o Senhor, participando da Ceia, que, além de demonstrar comunhão, também é comemoração.(Revista do professor)
1.2. Comunhão com Deus.
A comunhão com Deus não podia ser alcançada na oferta de manjares, pois não havia o derramamento de sangue. Era uma oferta que representava o ministério terreno de Jesus, como vimos na lição passada, mas, nesta oferta (Lv 3.2), o sangue derramado sobre o altar permitia que a comunhão fosse alcançada, proporcionando ao homem todos os privilégios que a presença do Senhor concede. A comunhão deve ser vista pela Igreja com a mesma intensidade que Moisés se expressou: “Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui” (Êx 33.15).
A expressão “subir” que Moisés usa ao falar da presença de Deus é bem sugestiva, pois a comunhão com Deus consiste em o homem sair da sua posição inferior e chegar às alturas em que Deus habita.(Revista do professor).
A cultivar comunhão com Deus.
“Cultivar”, significa incentivar, preparar para o crescimento. Muito antes de as primeiras floresaparecerem ou os sinais do fruto serem vistos, muito foi feito para preparar a planta para o fruto esperado. O lavrador cuida da planta com zelo para que esta seja mais produtiva. Este processo de carinho e atenção é o cultivo. É em nossa relação com Deus, mediante a comunhão contínua, que nossa vida é mudada e desenvolvida em direção à realização plena. Como filho de Deus, você desfruta de plena comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo? Cultive, como Moisés,esta comunhão, passando mais tempo com Deus em oração, leitura da Palavra e adoração. Moisés foi um homem que cultivou uma comunhão bastante íntima com Deus.( Lições CPAD Jovens e Adultos » 2014 » 1º Trim.)
1.3. Comunhão de toda a família sacerdotal.
Na oferta pacífica os filhos de Arão tinham a responsabilidade de espargir o sangue ao redor do altar (Lv 3.8). A família sacerdotal atuava para a comunhão do adorador. Aquele que se chegava ao altar para ofertar ao Senhor tinha os sacerdotes para oficiar, a fim de que o mesmo ali permanecesse e fosse agradável a Deus. Uma bela figura da atividade da Igreja para que os pecadores sejam aceitos diante do Senhor com a mensagem do Evangelho, que apresenta o valor precioso do sangue de Jesus, que nos permite participar da comunhão como sacerdotes (1Pe 2.9).
- "A família sacerdotal atuava para a comunhão do adorador", esse é um desejo do coração do Senhor, que a família dos sacerdotes de Deus nas igrejas também estejam trabalhando na obra do Senhor, colaborando para a comunhão do povo de Deus.
- "para que os pecadores sejam aceitos diante do Senhor", diante dessa temática toda a igreja local cresce e aumenta em membros, quando todos trabalham juntos para a comunhão uns com os outros, quando no ministério há diferenças na visão espiritual, então começam a surgir os problemas e o povo percebe uma certa divisão.
Arão e seus filhos alimentavam-se do peito e da espádua direita – o peito e a espádua do animal são tipos emblemáticos de amor e de poder – afeição e força (Lv 7.31-32). Dois atributos que sustentam a comunhão da família sacerdotal no santuário estão representados na lei do sacrifício pacífico e nos ensinam o que sustenta a Igreja, simbolizada nos filhos de Arão, que são a afeição e força. A força representa o poder de nos manter nessa perfeita comunhão com o Senhor, como Ele se expressa em João 17.21, e a afeição é fundamentada no sentimento sublime que é o amor (1jo 4.16). Assim, também, todos os discípulos de Cristo podem desfrutar do amor de Jesus e do Seu poder.
2. Uma oferta de gratidão.
Essa oferta estava ligada diretamente ao desejo do ofertante em agradecer a Deus, como reconhecimento das bênçãos recebidas e das necessidades supridas por Deus (Lv 7.29). A gratidão deve ser constante na vida da Igreja.
Professor comente com os alunos sobre a advertência de Jesus quanto à ingratidão dos nove leprosos que foram curados e não voltaram para agradecer. Devemos vigiar para não agirmos como os nove leprosos ingratos.
E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?(Lc17:15-17)
2.1. Gratidão pelas necessidades supridas.
Deus é o provedor de todas as necessidades do homem e a gratidão é uma maneira de reconhecer esse ato do Criador. Satisfazer a necessidade não depende da quantidade do suprimento disponível, mas da bênção do Senhor repousar sobre o suprimento. Cinco pães e dois peixes provaram ser mais do que suficientes para alimentar os quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças, que O seguiam no deserto, porque Ele abençoou o alimento (Mt 14.19-21).
O ato do ofertante trazer o sacrifício demonstra a gratidão pelo que o Senhor tinha lhe concedido para seu sustento e de sua casa, e ele traria a oferta de “suas próprias mãos” (Lv 7.30). A gratidão é uma atitude pessoal dos que reconhecem que tudo nos é concedido pela bondade do Senhor: O salmista aconselha como Israel deveria entrar no santuário do Senhor: “Entrai pelas portas dele com louvor, e em seus átrios, com hinos; louvai-o e bendizei o seu nome.” (Sl 100.4). Deus proveu ao adorador do Antigo Testamento a possibilidade desse culto acontecer estabelecendo a oferta pacífica.(revista do professor)
A gratidão de Israel a Deus. O povo de Deus era feliz e agradecido ao Eterno Deus por ter sido liberto do jugo do Egito, da escravidão, do cativeiro, da aflição (Êx 14.30,31; Sl 105.37-43; 136.11-26). Após sair do Egito e sofrer a perseguição do exército de Faraó que acabou morto no Mar Vermelho, o povo de Israel, uma vez livre, exultou e agradeceu ao Senhor (Êx 15.1,2; Sl 136.10-16). Que tipo de adoração o crente eleva ao Senhor se estiver sempre em sua mente a grandíssima libertação operada em sua vida com a sua entrega ao Senhor Jesus, conversão e salvação? Tudo recebido pela graça e amor de Deus! Esse crente se prostrará agradecido diante daquEle que o livrou da escravidão do pecado e o tirou do reino das trevas para a sua maravilhosa luz e também testemunhará de Cristo para os outros
(Lições CPAD Jovens e Adultos » 2010 » 4º Trim)
2.2. Gratidão pelas orações respondidas.
Ter a oração respondida só é alcançada pelas pessoas que servem a um Deus Vivo, pois um deus morto não tem capacidade de ouvir e responder. A Bíblia fala do deus que tem ouvido, mas não ouve (Sl 115.6). Servimos a um Deus que ouve e tem a capacidade para responder. A Palavra de Deus estimula fortemente a prática da oração (Sl 4.3; 65.2; 1Ts 5.17; Tg 5.16). O apóstolo Tiago, por exemplo, conclui o seu livro com um incentivo à oração (Tg 5.13-18). Devemos ser sempre gratos a Deus em nossas orações.
Para termos as nossas orações respondidas, devemos tornar tudo conhecido diante do Senhor pela súplica. É essencial ser cheio do Espírito Santo para tornar tudo conhecido de Deus com ações de graça. Tudo o que enfrentamos devemos apresentar ao Senhor, senão, quando vier a primeira dificuldade, não saberemos o que fazer. O fardo ficará cada vez mais pesado e acabaremos não suportando a pressão. Mas, se lançarmos sobre o Senhor, não ficaremosansiosos, descansaremos nas Suas gloriosas promessas e seremos gratos pelas respostas às nossas orações (1Pe 5.7). (Revista do professor)
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.(1Pe 5.7)
2.3. Gratidão pela revelação de Deus.
O salmista Davi assim se expressa: “Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.” (Sl 36.9). A luz que ilumina o nosso entendimento para compreendermos a mensagem da Palavra de Deus. Essa luz ilumina todo o Velho Testamento e nos revela esse grandioso ensino dos sacrifícios, que se cumpriram em Jesus Cristo. O escritor aos Hebreus fala que eram sombras dos bens futuros (Hb 10.1). Essa revelação se dá pela presença dessa luz em nossa vida, que nos leva a um brado de exaltação, como fez Paulo escrevendo à igreja em Roma (Rm 11.33).
Revelação geral ou natural. É aquela em que o Senhor se revela por meio da natureza e da consciência humana. No que concerne à natureza, a Bíblia nos é clara: "Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos" (Sl 19.1; Rm 1.19,20). Quanto àconsciência, Deus se utiliza da comunicação não-verbal para revelar aos homens toda sua vontade, como vemos em sua Palavra"... os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os" (Rm 2.15). A revelação geral ou natural é dirigida a todos os homens, e pode ser absorvida pela razão.
Revelação especial. É aquela em que Deus emprega duas formas especiais para se comunicar com o homem: a Palavra escrita e Cristo.
a) Por meio da Palavra. Deus ordenou a Moisés que escrevesse sua mensagem revelada "num livro" (Êx 17.14). A revelação escrita substituiu a tradição oral, como testemunho da existência e comunicação de Deus (Êx 34.27; Jr 30.2; Ap 1.19). Essa revelação escrita é chamada de Escritura (2 Tm 3.16), ou Escrituras (Mt 22.29; 26.56).
b) Por meio de Cristo. Essa revelação é sublime (Jo 1.14,18). Não se trata de uma comunicação através das palavras de um profeta, mas da revelação de Deus por meio de uma Pessoa santíssima e co-eterna com o Pai (Jo 1.1; 14.9; Hb 1.1-3). O propósito da revelação especial é conduzir o homem a Deus (Jo 14.6-11). Nela, encontramos o plano divino para a salvação de todo ser humano.
A revelação especial de Deus foi dada aos homens tanto pelas Escrituras quanto pelo Verbo de Deus. Estes são os mais completos meios pelos quais Deus se revelou à humanidade (Mt 22.29; Jo 5.39).
(Lições CPAD Jovens e Adultos » 2008 » 4º Trimestre)
3. Uma oferta de paz.
Na oferta pacífica, assim que o sangue era derramado, Deus e o adorador podiam estar em feliz e pacífica comunhão. O que Jesus veio trazer se encontra apenas no Reino de Deus (Rm 14.17). O mundo tenta promover essa paz, mas todos os meios empregados para que isso aconteça têm se mostrado completamente inúteis e frustrantes. No entanto, em Jesus, isso é alcançável para o homem.
3.1. Paz interior.
A paz interior é consequência direta da comunhão do homem com Deus e isso fica demonstrado neste sacrifício, no qual o ofertante e Deus têm a sua parte na oferta. A paz interior do homem é a certeza de posse das bênçãos que a salvação proporciona ao homem; a integridade de sua relação com Deus, que é restabelecida e garantida; e a certeza de que nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus (Rm 8.1). A tradição judaica afirma que este sacrifício acompanhava a oferta da expiação em tempos de grande alegria (2Sm 6.17), e também em tempo de maior necessidade (Jz 20.26).
- "A paz interior do homem é a certeza de posse das bênçãos", essa paz proporciona ao servo de Deus viver em tranquilidade mesmo diante de grande aflição, com isso podemos encontrar irmãos que estão animados na obra de Deus, mesmo não tendo recebido a vitória desejada. Essa paz livra a pessoa de algumas doenças psicossomáticas e diversas síndromes.
A paz interior que o homem alcança pelo sacrifício pacífico que Jesus fez por nós não está sujeita a situações externas que venhamos a enfrentar. Eles ofereciam a oferta nos tempos de grande alegria como nos dias de grandes tribulações, porque a paz não está alicerçada em situações exteriores do dia a dia, mas na obra que Jesus consumou. Esta obra, sim, uma obra perfeita que foi do agrado do Pai e traz ao homem a tão necessária paz para a sua existência. Numa sociedade que cada vez mais se afasta de Deus e um mundo cheio de conturbações, temos as doces palavras de Jesus: “para que em mim tenhais paz” (Jo 16.33).(Revista do professor)
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.(Jo 14:27)
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (Jo 16.33)
3.2. Paz com o próximo.
Deus criou o homem para viver em paz com o seu semelhante e não para promover a guerra, mas Jesus estabeleceu um princípio para que a paz aconteça (Mt 10.34). Significa que, para haver a paz, seu princípio básico é consequência do relacionamento de obediência do homem para com Deus. Uma paz onde a pureza fica em segundo plano não é aprovada por Deus (Tg 3.17).
A vida em comunidade exige conduta pacífica, tolerante (Rm 12.14,17-21)
A ninguém pagueis mal por mal (vv.14,17-18). As palavras de Jesus em Mateus 5.44 são repetidas por Paulo: “Bendizei os que vos maldizem”. Será que alguém, além de Jesus, já conseguiu cumprir integralmente esta recomendação? Mesmo no meio cristão existe uma grande dificuldade para bendizer (falar bem) das pessoas que falam mal a seu respeito ou fazer o bem aos que lhes fazem mal. Imagine o impacto para as pessoas que convivem com você, se presenciar você falando bem de alguém que tem procurado te prejudicar. Isso é cristianismo genuíno. Pelo contrário, qual seria o impacto negativo presenciar uma maldade contra alguém que lhe fez o bem? Devemos procurar a paz com todas as pessoas, ainda que em muitas situações não seja possível, como deixa transparecer o próprio apóstolo quando diz: “Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens” (Rm 12.18).
(Lições CPAD Jovens e Adultos » Jovens 2016 » 1º Trim)
3.3. Paz com Deus.
Ter paz com Deus é estar em Sua presença, com temor e tremor; para nela poder permanecer. Ter paz com Deus é o filho pródigo poder retornar para casa e ser recebido pelo pai, como na parábola que Jesus contou. A provisão para a festa da reconciliação foi feita pelo pai, assim como Deus o fazia para o sacrifício pacífico. A festa ocorria no lugar escolhido por Deus (Dt 12.5-7, 17-18). Estes detalhes ilustram bem a bênção da paz com Deus. O apóstolo Paulo, escrevendo a epístola aos Romanos, enfatiza que temos “paz com Deus” como resultado da nossa justificação pela fé (Rm 5.1). É a tranquilidade proporcionada a partir da reconciliação com Deus (Rm 5.11). Tal ação partiu do próprio Deus. Que bela expressão de amizade e de comunhão restaurada Deus mostrava através do sacrifício pacífico.
Vivendo a paz com Deus.
A paz que Jesus oferece, por sua vez, é diferente da paz ilusória que dá o mundo, pois esta, ao oposto daquela, não se mantém em razão da dubiedade do coração humano (Pv 12.5; Os 10.2). Quantos acordos fracassam, quantas relações são desfeitas por estarem baseados apenas nas boas e frágeis intenções humanas, que não resistem ao primeiro sinal de fraqueza das partes. Em razão disso, precisamos ter sempre o Senhor como o nosso grande parceiro em todas as nossas decisões. Essa paz é, também, diferente porque cumpre o propósito mais sublime do Senhor para o ser humano: restaura a nossa paz com Deus (Rm 5.1).
O nosso relacionamento com Deus antes rompido pelo pecado é agora restaurado, mediante a justificação por Ele outorgada (Rm 5.1; Fp 3.9; Gl 2.16). Sim, Jesus é a nossa paz (Ef 2.14-17).
(Lições CPAD Jovens e Adultos - 2007 - 4 Trimestre)
"Categorias de pensamentos que destroem a paz"
1. Pensamento pecaminosos
Estes pensamentos incluem desejos concupiscentes de poder, dinheiro, prestígio ou sexo fora do casamento. A concupiscência e a paz não podem morar no mesmo coração [...]
2. Pensamentos autolimitadores
Estão relacionados a profundos sentimentos de rejeição, de falta de mérito, ou de falta de amor. Muitos destes sentimentos se originam na infância. A pessoa autolimitadora é rancorosa, frustrada e interiormente ansiosa [...]
3. Pensamentos errôneos
A maioria das pessoas tende a pensar o pior a respeito dos outros, ao invés de pensar o melhor. Às vezes estamos corretos na avaliação que fazemos das outras pessoas, mas em outras estamos errados [...]
4. Pensamentos irreais
Nos podemos criar a falta de paz em nossas vidas: A qualquer momento as pessoas estabelecem, para as suas vidas, metas que requerem grande esforço e produzem intensa frustração, repetidos fracassos e a manipulação dos outros. Às vezes estabelecemos metas que não estão no domínio dos talentos que nos foram dados por Deus; metas que estão além dos planos e propósitos de Deus para as suas vidas [,,,]
CONCLUSÃO
Cristo, como sacrifício pacífico, estabelece a paz da consciência e satisfaz todas as necessidades da alma. No sacrifício pacífico os sacerdotes viam que podiam oferecer um cheiro suave para Deus e também render uma porção substancial para si mesmos, da qual podiam alimentar-se em comunhão.
- "a paz da consciência e satisfaz todas as necessidades da alma.", é a paz interior que possibilita a pessoa a dormir um sono tranquilo a noite, que alivia a alma do peso e da opressão maligna.
Questionário.
1. O que deve ser constante na vida da Igreja?
R: A gratidão (Lv 7.29).
2. O que a Palavra de Deus estimula fortemente?
R: A prática da oração (Sl 4.3; 65.2; 1Ts 5.17; Tg 5.16).
3. Como o apóstolo Tiago conclui o seu livro?
R: Com um incentivo à oração (Tg 5.13-18).
4. Qual é a consequência direta da comunhão do homem com Deus?
R: A paz interior (Rm 8.1).
5. Qual paz não é aprovada por Deus?
R: Uma paz onde a pureza fica em segundo plano (Tg 3.17).
“E, se a sua oferta for sacrifício pacífico, se a oferecer de gado macho ou fêmea, a oferecerá sem mancha diante do Senhor” (Levítico 3:1).
Uma pessoa fazia uma oferta de paz como uma expressão de gratidão e um meio de manter sua comunhão com Deus. A vida do animal sacrificado enfatizava o valor desta gratidão e harmonia. Nem a paz com Deus nem a gratidão a Ele deveriam ser consideradas um presente barato ou sem importância. Pelo fato de a oferta simbolizar a paz com Deus, parte dela poderia ser comida pela pessoa que a apresentava. (Bíblia de Estudo Cronológica - CPAD - pág. 206).
Uma pessoa fazia uma oferta de paz como uma expressão de gratidão e um meio de manter sua comunhão com Deus. A vida do animal sacrificado enfatizava o valor desta gratidão e harmonia. Nem a paz com Deus nem a gratidão a Ele deveriam ser consideradas um presente barato ou sem importância. Pelo fato de a oferta simbolizar a paz com Deus, parte dela poderia ser comida pela pessoa que a apresentava. (Bíblia de Estudo Cronológica - CPAD - pág. 206).
VERDADE APLICADA
A A comunhão com Deus tornou-se possível através do sacrifício realizado pelo nosso Senhor Jesus Cristo.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
1 - Ensinar que a comunhão é o propósito de Deus para os Seus filhos;
2 - Instruir que a gratidão alegra o coração de Deus;
3 - Mostrar que a verdadeira paz é alcançada através de Jesus Cristo.
TEXTO REFERÊNCIA
Levítico 3.1-3; 17
1 E, se a sua oferta for sacrifício pacífico, se a oferecer de gado macho ou fêmea, a oferecerá sem mancha diante do Senhor.
2 E porá a sua mão sobre a cabeça da sua oferta e a degolará diante da porta da tenda da congregação; e os filhos de Arão, os sacerdotes, espargirão o sangue sobre o altar, em roda.
3 Depois, oferecerá do sacrifício pacífico a oferta queimada ao Senhor: a gordura que cobre a fressura e toda a gordura que está sobre a fressura.
17 Estatuto perpétuo será nas vossas gerações, em todas as vossas habitações: nenhuma gordura, nem sangue algum comereis.
Motivo de oração:
Ore para que a nossa comunhão com Jesus Cristo cresça a cada dia.
INTRODUÇÃO
Com características distintas, as ofertas apresentam aspectos do ministério e da obra que Jesus realizou. A oferta pacífica tem por objetivo demonstrar o que o adorador alcança tendo comunhão com Deus.
A oferta pacifica era uma expressão de gozo e gratidão por parte daqueles que sentiam comunhão com Deus. Não era oferta para estabelecer paz e amizade, mas antes para cultivar aquilo que já existia de bom, para conservar os benefícios.
1. Uma oferta para comunhão.
Nesta oferta o adorador também colocava a mão na cabeça do animal quando era degolado (Lv 3.2), simbolizando a comunhão com a vítima que morria sobre o altar. As entranhas e gordura do animal eram colocadas sobre o altar para serem queimadas. Nessa oferta o adorador podia comer do sacrifício, mas a porção mais excelente era oferecida ao Senhor, o único que podia apreciá-la.
A oferta pacifica era uma expressão de gozo e gratidão por parte daqueles que sentiam comunhão com Deus. Não era oferta para estabelecer paz e amizade,mas antes para cultivar aquilo que já existia de bom,para conservar os benefícios
1.1. A comunhão do adorador.
A comunhão é o propósito de Deus com as Suas criaturas, que se tornaram Seus filhos pela obra consumada por Jesus (Jo 1.12). Essa comunhão só pode acontecer com quem tem a vida de Deus e essa vida nos é concedida através do novo nascimento, que vem com a fé e o arrependimento por ter ofendido a santidade de Deus, aquele que cura e restaura. Para o adorador, a comunhão com Deus é a certeza de poder estar na presença de Deus sem ser consumido.
Para o adorador, a comunhão com Deus lhe concede o deleite que a presença do Senhor proporciona, uma experiência maravilhosa que todo salvo conhece. A intensidade dessa comunhão está tipificada neste sacrifício pacífico com todo o ritual que foi estabelecido na lei que Moisés recebeu do Senhor. No Novo Testamento a comunhão do salvo é caracterizada pelo culto que foi instituído por Jesus: a Ceia do Senhor (1Co 11.23-25). Uma ordenança que a Igreja deve realizar até que o Senhor volte, pois é o culto que caracteriza a comunhão do Corpo com a Cabeça, que é Cristo. É o modo simples do adorador dizer que permanece em comunhão com o Senhor, participando da Ceia, que, além de demonstrar comunhão, também é comemoração.(Revista do professor)
1.2. Comunhão com Deus.
A comunhão com Deus não podia ser alcançada na oferta de manjares, pois não havia o derramamento de sangue. Era uma oferta que representava o ministério terreno de Jesus, como vimos na lição passada, mas, nesta oferta (Lv 3.2), o sangue derramado sobre o altar permitia que a comunhão fosse alcançada, proporcionando ao homem todos os privilégios que a presença do Senhor concede. A comunhão deve ser vista pela Igreja com a mesma intensidade que Moisés se expressou: “Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui” (Êx 33.15).
A expressão “subir” que Moisés usa ao falar da presença de Deus é bem sugestiva, pois a comunhão com Deus consiste em o homem sair da sua posição inferior e chegar às alturas em que Deus habita.(Revista do professor).
A cultivar comunhão com Deus.
“Cultivar”, significa incentivar, preparar para o crescimento. Muito antes de as primeiras floresaparecerem ou os sinais do fruto serem vistos, muito foi feito para preparar a planta para o fruto esperado. O lavrador cuida da planta com zelo para que esta seja mais produtiva. Este processo de carinho e atenção é o cultivo. É em nossa relação com Deus, mediante a comunhão contínua, que nossa vida é mudada e desenvolvida em direção à realização plena. Como filho de Deus, você desfruta de plena comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo? Cultive, como Moisés,esta comunhão, passando mais tempo com Deus em oração, leitura da Palavra e adoração. Moisés foi um homem que cultivou uma comunhão bastante íntima com Deus.( Lições CPAD Jovens e Adultos » 2014 » 1º Trim.)
1.3. Comunhão de toda a família sacerdotal.
Na oferta pacífica os filhos de Arão tinham a responsabilidade de espargir o sangue ao redor do altar (Lv 3.8). A família sacerdotal atuava para a comunhão do adorador. Aquele que se chegava ao altar para ofertar ao Senhor tinha os sacerdotes para oficiar, a fim de que o mesmo ali permanecesse e fosse agradável a Deus. Uma bela figura da atividade da Igreja para que os pecadores sejam aceitos diante do Senhor com a mensagem do Evangelho, que apresenta o valor precioso do sangue de Jesus, que nos permite participar da comunhão como sacerdotes (1Pe 2.9).
- "A família sacerdotal atuava para a comunhão do adorador", esse é um desejo do coração do Senhor, que a família dos sacerdotes de Deus nas igrejas também estejam trabalhando na obra do Senhor, colaborando para a comunhão do povo de Deus.
- "para que os pecadores sejam aceitos diante do Senhor", diante dessa temática toda a igreja local cresce e aumenta em membros, quando todos trabalham juntos para a comunhão uns com os outros, quando no ministério há diferenças na visão espiritual, então começam a surgir os problemas e o povo percebe uma certa divisão.
- "para que os pecadores sejam aceitos diante do Senhor", diante dessa temática toda a igreja local cresce e aumenta em membros, quando todos trabalham juntos para a comunhão uns com os outros, quando no ministério há diferenças na visão espiritual, então começam a surgir os problemas e o povo percebe uma certa divisão.
Arão e seus filhos alimentavam-se do peito e da espádua direita – o peito e a espádua do animal são tipos emblemáticos de amor e de poder – afeição e força (Lv 7.31-32). Dois atributos que sustentam a comunhão da família sacerdotal no santuário estão representados na lei do sacrifício pacífico e nos ensinam o que sustenta a Igreja, simbolizada nos filhos de Arão, que são a afeição e força. A força representa o poder de nos manter nessa perfeita comunhão com o Senhor, como Ele se expressa em João 17.21, e a afeição é fundamentada no sentimento sublime que é o amor (1jo 4.16). Assim, também, todos os discípulos de Cristo podem desfrutar do amor de Jesus e do Seu poder.
2. Uma oferta de gratidão.
Essa oferta estava ligada diretamente ao desejo do ofertante em agradecer a Deus, como reconhecimento das bênçãos recebidas e das necessidades supridas por Deus (Lv 7.29). A gratidão deve ser constante na vida da Igreja.
Professor comente com os alunos sobre a advertência de Jesus quanto à ingratidão dos nove leprosos que foram curados e não voltaram para agradecer. Devemos vigiar para não agirmos como os nove leprosos ingratos.
E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?(Lc17:15-17)
2.1. Gratidão pelas necessidades supridas.
Deus é o provedor de todas as necessidades do homem e a gratidão é uma maneira de reconhecer esse ato do Criador. Satisfazer a necessidade não depende da quantidade do suprimento disponível, mas da bênção do Senhor repousar sobre o suprimento. Cinco pães e dois peixes provaram ser mais do que suficientes para alimentar os quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças, que O seguiam no deserto, porque Ele abençoou o alimento (Mt 14.19-21).
O ato do ofertante trazer o sacrifício demonstra a gratidão pelo que o Senhor tinha lhe concedido para seu sustento e de sua casa, e ele traria a oferta de “suas próprias mãos” (Lv 7.30). A gratidão é uma atitude pessoal dos que reconhecem que tudo nos é concedido pela bondade do Senhor: O salmista aconselha como Israel deveria entrar no santuário do Senhor: “Entrai pelas portas dele com louvor, e em seus átrios, com hinos; louvai-o e bendizei o seu nome.” (Sl 100.4). Deus proveu ao adorador do Antigo Testamento a possibilidade desse culto acontecer estabelecendo a oferta pacífica.(revista do professor)
A gratidão de Israel a Deus. O povo de Deus era feliz e agradecido ao Eterno Deus por ter sido liberto do jugo do Egito, da escravidão, do cativeiro, da aflição (Êx 14.30,31; Sl 105.37-43; 136.11-26). Após sair do Egito e sofrer a perseguição do exército de Faraó que acabou morto no Mar Vermelho, o povo de Israel, uma vez livre, exultou e agradeceu ao Senhor (Êx 15.1,2; Sl 136.10-16). Que tipo de adoração o crente eleva ao Senhor se estiver sempre em sua mente a grandíssima libertação operada em sua vida com a sua entrega ao Senhor Jesus, conversão e salvação? Tudo recebido pela graça e amor de Deus! Esse crente se prostrará agradecido diante daquEle que o livrou da escravidão do pecado e o tirou do reino das trevas para a sua maravilhosa luz e também testemunhará de Cristo para os outros
(Lições CPAD Jovens e Adultos » 2010 » 4º Trim)
2.2. Gratidão pelas orações respondidas.
Ter a oração respondida só é alcançada pelas pessoas que servem a um Deus Vivo, pois um deus morto não tem capacidade de ouvir e responder. A Bíblia fala do deus que tem ouvido, mas não ouve (Sl 115.6). Servimos a um Deus que ouve e tem a capacidade para responder. A Palavra de Deus estimula fortemente a prática da oração (Sl 4.3; 65.2; 1Ts 5.17; Tg 5.16). O apóstolo Tiago, por exemplo, conclui o seu livro com um incentivo à oração (Tg 5.13-18). Devemos ser sempre gratos a Deus em nossas orações.
Para termos as nossas orações respondidas, devemos tornar tudo conhecido diante do Senhor pela súplica. É essencial ser cheio do Espírito Santo para tornar tudo conhecido de Deus com ações de graça. Tudo o que enfrentamos devemos apresentar ao Senhor, senão, quando vier a primeira dificuldade, não saberemos o que fazer. O fardo ficará cada vez mais pesado e acabaremos não suportando a pressão. Mas, se lançarmos sobre o Senhor, não ficaremosansiosos, descansaremos nas Suas gloriosas promessas e seremos gratos pelas respostas às nossas orações (1Pe 5.7). (Revista do professor)
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.(1Pe 5.7)
2.3. Gratidão pela revelação de Deus.
O salmista Davi assim se expressa: “Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.” (Sl 36.9). A luz que ilumina o nosso entendimento para compreendermos a mensagem da Palavra de Deus. Essa luz ilumina todo o Velho Testamento e nos revela esse grandioso ensino dos sacrifícios, que se cumpriram em Jesus Cristo. O escritor aos Hebreus fala que eram sombras dos bens futuros (Hb 10.1). Essa revelação se dá pela presença dessa luz em nossa vida, que nos leva a um brado de exaltação, como fez Paulo escrevendo à igreja em Roma (Rm 11.33).
Revelação geral ou natural. É aquela em que o Senhor se revela por meio da natureza e da consciência humana. No que concerne à natureza, a Bíblia nos é clara: "Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos" (Sl 19.1; Rm 1.19,20). Quanto àconsciência, Deus se utiliza da comunicação não-verbal para revelar aos homens toda sua vontade, como vemos em sua Palavra"... os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os" (Rm 2.15). A revelação geral ou natural é dirigida a todos os homens, e pode ser absorvida pela razão.
Revelação especial. É aquela em que Deus emprega duas formas especiais para se comunicar com o homem: a Palavra escrita e Cristo.
a) Por meio da Palavra. Deus ordenou a Moisés que escrevesse sua mensagem revelada "num livro" (Êx 17.14). A revelação escrita substituiu a tradição oral, como testemunho da existência e comunicação de Deus (Êx 34.27; Jr 30.2; Ap 1.19). Essa revelação escrita é chamada de Escritura (2 Tm 3.16), ou Escrituras (Mt 22.29; 26.56).
b) Por meio de Cristo. Essa revelação é sublime (Jo 1.14,18). Não se trata de uma comunicação através das palavras de um profeta, mas da revelação de Deus por meio de uma Pessoa santíssima e co-eterna com o Pai (Jo 1.1; 14.9; Hb 1.1-3). O propósito da revelação especial é conduzir o homem a Deus (Jo 14.6-11). Nela, encontramos o plano divino para a salvação de todo ser humano.
A revelação especial de Deus foi dada aos homens tanto pelas Escrituras quanto pelo Verbo de Deus. Estes são os mais completos meios pelos quais Deus se revelou à humanidade (Mt 22.29; Jo 5.39).
(Lições CPAD Jovens e Adultos » 2008 » 4º Trimestre)
3. Uma oferta de paz.
Na oferta pacífica, assim que o sangue era derramado, Deus e o adorador podiam estar em feliz e pacífica comunhão. O que Jesus veio trazer se encontra apenas no Reino de Deus (Rm 14.17). O mundo tenta promover essa paz, mas todos os meios empregados para que isso aconteça têm se mostrado completamente inúteis e frustrantes. No entanto, em Jesus, isso é alcançável para o homem.
3.1. Paz interior.
A paz interior é consequência direta da comunhão do homem com Deus e isso fica demonstrado neste sacrifício, no qual o ofertante e Deus têm a sua parte na oferta. A paz interior do homem é a certeza de posse das bênçãos que a salvação proporciona ao homem; a integridade de sua relação com Deus, que é restabelecida e garantida; e a certeza de que nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus (Rm 8.1). A tradição judaica afirma que este sacrifício acompanhava a oferta da expiação em tempos de grande alegria (2Sm 6.17), e também em tempo de maior necessidade (Jz 20.26).
- "A paz interior do homem é a certeza de posse das bênçãos", essa paz proporciona ao servo de Deus viver em tranquilidade mesmo diante de grande aflição, com isso podemos encontrar irmãos que estão animados na obra de Deus, mesmo não tendo recebido a vitória desejada. Essa paz livra a pessoa de algumas doenças psicossomáticas e diversas síndromes.
A paz interior que o homem alcança pelo sacrifício pacífico que Jesus fez por nós não está sujeita a situações externas que venhamos a enfrentar. Eles ofereciam a oferta nos tempos de grande alegria como nos dias de grandes tribulações, porque a paz não está alicerçada em situações exteriores do dia a dia, mas na obra que Jesus consumou. Esta obra, sim, uma obra perfeita que foi do agrado do Pai e traz ao homem a tão necessária paz para a sua existência. Numa sociedade que cada vez mais se afasta de Deus e um mundo cheio de conturbações, temos as doces palavras de Jesus: “para que em mim tenhais paz” (Jo 16.33).(Revista do professor)
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.(Jo 14:27)
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (Jo 16.33)
3.2. Paz com o próximo.
Deus criou o homem para viver em paz com o seu semelhante e não para promover a guerra, mas Jesus estabeleceu um princípio para que a paz aconteça (Mt 10.34). Significa que, para haver a paz, seu princípio básico é consequência do relacionamento de obediência do homem para com Deus. Uma paz onde a pureza fica em segundo plano não é aprovada por Deus (Tg 3.17).
A vida em comunidade exige conduta pacífica, tolerante (Rm 12.14,17-21)
A ninguém pagueis mal por mal (vv.14,17-18). As palavras de Jesus em Mateus 5.44 são repetidas por Paulo: “Bendizei os que vos maldizem”. Será que alguém, além de Jesus, já conseguiu cumprir integralmente esta recomendação? Mesmo no meio cristão existe uma grande dificuldade para bendizer (falar bem) das pessoas que falam mal a seu respeito ou fazer o bem aos que lhes fazem mal. Imagine o impacto para as pessoas que convivem com você, se presenciar você falando bem de alguém que tem procurado te prejudicar. Isso é cristianismo genuíno. Pelo contrário, qual seria o impacto negativo presenciar uma maldade contra alguém que lhe fez o bem? Devemos procurar a paz com todas as pessoas, ainda que em muitas situações não seja possível, como deixa transparecer o próprio apóstolo quando diz: “Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens” (Rm 12.18).
(Lições CPAD Jovens e Adultos » Jovens 2016 » 1º Trim)
3.3. Paz com Deus.
Ter paz com Deus é estar em Sua presença, com temor e tremor; para nela poder permanecer. Ter paz com Deus é o filho pródigo poder retornar para casa e ser recebido pelo pai, como na parábola que Jesus contou. A provisão para a festa da reconciliação foi feita pelo pai, assim como Deus o fazia para o sacrifício pacífico. A festa ocorria no lugar escolhido por Deus (Dt 12.5-7, 17-18). Estes detalhes ilustram bem a bênção da paz com Deus. O apóstolo Paulo, escrevendo a epístola aos Romanos, enfatiza que temos “paz com Deus” como resultado da nossa justificação pela fé (Rm 5.1). É a tranquilidade proporcionada a partir da reconciliação com Deus (Rm 5.11). Tal ação partiu do próprio Deus. Que bela expressão de amizade e de comunhão restaurada Deus mostrava através do sacrifício pacífico.
Vivendo a paz com Deus.
A paz que Jesus oferece, por sua vez, é diferente da paz ilusória que dá o mundo, pois esta, ao oposto daquela, não se mantém em razão da dubiedade do coração humano (Pv 12.5; Os 10.2). Quantos acordos fracassam, quantas relações são desfeitas por estarem baseados apenas nas boas e frágeis intenções humanas, que não resistem ao primeiro sinal de fraqueza das partes. Em razão disso, precisamos ter sempre o Senhor como o nosso grande parceiro em todas as nossas decisões. Essa paz é, também, diferente porque cumpre o propósito mais sublime do Senhor para o ser humano: restaura a nossa paz com Deus (Rm 5.1).
O nosso relacionamento com Deus antes rompido pelo pecado é agora restaurado, mediante a justificação por Ele outorgada (Rm 5.1; Fp 3.9; Gl 2.16). Sim, Jesus é a nossa paz (Ef 2.14-17).
(Lições CPAD Jovens e Adultos - 2007 - 4 Trimestre)
"Categorias de pensamentos que destroem a paz"
1. Pensamento pecaminosos
Estes pensamentos incluem desejos concupiscentes de poder, dinheiro, prestígio ou sexo fora do casamento. A concupiscência e a paz não podem morar no mesmo coração [...]
2. Pensamentos autolimitadores
Estão relacionados a profundos sentimentos de rejeição, de falta de mérito, ou de falta de amor. Muitos destes sentimentos se originam na infância. A pessoa autolimitadora é rancorosa, frustrada e interiormente ansiosa [...]
3. Pensamentos errôneos
A maioria das pessoas tende a pensar o pior a respeito dos outros, ao invés de pensar o melhor. Às vezes estamos corretos na avaliação que fazemos das outras pessoas, mas em outras estamos errados [...]
4. Pensamentos irreais
Nos podemos criar a falta de paz em nossas vidas: A qualquer momento as pessoas estabelecem, para as suas vidas, metas que requerem grande esforço e produzem intensa frustração, repetidos fracassos e a manipulação dos outros. Às vezes estabelecemos metas que não estão no domínio dos talentos que nos foram dados por Deus; metas que estão além dos planos e propósitos de Deus para as suas vidas [,,,]
CONCLUSÃO
Cristo, como sacrifício pacífico, estabelece a paz da consciência e satisfaz todas as necessidades da alma. No sacrifício pacífico os sacerdotes viam que podiam oferecer um cheiro suave para Deus e também render uma porção substancial para si mesmos, da qual podiam alimentar-se em comunhão.
- "a paz da consciência e satisfaz todas as necessidades da alma.", é a paz interior que possibilita a pessoa a dormir um sono tranquilo a noite, que alivia a alma do peso e da opressão maligna.
Questionário.
1. O que deve ser constante na vida da Igreja?
R: A gratidão (Lv 7.29).
2. O que a Palavra de Deus estimula fortemente?
R: A prática da oração (Sl 4.3; 65.2; 1Ts 5.17; Tg 5.16).
3. Como o apóstolo Tiago conclui o seu livro?
R: Com um incentivo à oração (Tg 5.13-18).
4. Qual é a consequência direta da comunhão do homem com Deus?
R: A paz interior (Rm 8.1).
5. Qual paz não é aprovada por Deus?
R: Uma paz onde a pureza fica em segundo plano (Tg 3.17).