sábado, 16 de abril de 2016

Jogos: largos Passos em Direção ao Abismo 17 de abril de 2016


Texto Áureo
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. 2 Co 5.17

Verdade Aplicada
O fruto do Espírito é capaz de refrear a dependência emocional causada pelo uso descontrolado de jogos virtuais.

Textos de Referência.

João 10.7, 8,10, 12, 14
7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram.
10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.
12 Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.
14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

Introdução
Nos últimos tempos, um grande número de pessoas dedica muito tempo aos jogos virtuais, que têm, cada vez mais, aprisionado a muitos, levando-os, em diversos casos, a uma situação de total dependência.


INTRODUÇÃO

Com o desenvolvimento da tecnologia, há um novo entretenimento que está influenciando as vidas das pessoas, trata-se dos jogos eletrônicos que vamos abordar nessa lição. Sabemos que os jogos fazem parte da cultura do homem, citamos como exemplo, o jogo de xadrez, criado pelos chineses a mais de dois mil anos. Porém, os jogos estão cada vez mais sofisticados. A indústria dos jogos eletrônicos é uma das mais bilionárias do planeta. A tecnologia de ponta criou jogos, onde, em alguns casos, o jogador pode escolher o final, definir que tipos de missões que ele pode fazer e alguns games o jogador pode escolher caminhos, e outros. Além de trazer também desafios complexos onde o jogador deve usar de raciocínio lógico para resolver problemas. Esses jogos acabam atraindo as pessoas, elas ficam muito tempo jogando. Muitas, tornam-se dependente desse moderno entretenimento, deixam de fazer tarefas importantes e ficam prejudicadas. Devemos fazer uso do fruto do Espírito Santo para sermos vitoriosos diante dessas atrações. (Gal. 5.22).

1. Um mundo desconhecido.
Quando alguém é apresentado a um jogo virtual, nunca é advertido acerca do perigo que está correndo, caso se deixe levar pelos diversos caminhos que surgirão diante dele à medida que vier a se tornar um exímio praticante. Os jogos virtuais, geralmente, tendem a levar o indivíduo a lugares onde haverá uma grande possibilidade da perda de controle, transformando-o em um consumidor dependente de tais jogos.



1. UM MUNDO DESCONHECIDO

Hoje em dia, o acesso aos jogos eletrônicos é muito fácil, através de computadores, celulares, vídeo games, entre outros aparelhos a tecnologia avança, onde crianças, adolescentes e até mesmos os adultos são envolvidos e atraídos pelos mais diversos tipos de jogos e aparelhos. Geralmente os jogos induz a pessoas a buscar sempre um nível mais avançado, isso leva a pessoa para um mundo desconhecido, onde nem ela mesma sabe para onde vai. Os caminhos desconhecidos são perigosos. Em Provérbios 14.12, diz que “há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. As novidades tecnológica e as curiosidades dos jogos captam a atenção e faz com que os novos jogos interajam com o jogador e se assemelhe com a realidade. Essa tecnologia faz com que a pessoa tenha o desejo de jogar diariamente, com o passar do tempo o jogo torna-se um hábito e o iniciante torna-se um viciado. Os jogos eletrônicos são até divertidos e atraentes, muitos deles são didáticos e contribuem para a aprendizagem. Todavia, devemos evitar caminhar seguindo nossa imaginação. Viver o fruto do Espírito é essencial para o cristão superar essas fraquezas.

1.1. O começo do hábito.
Sempre que chega em casa, aquele que está começando uma vida que o irá transformar em prisioneiro virtual, mal cumprimenta os presentes e segue direto ao local onde está a máquina (seja ela qual for). Nem sempre quem tem esse tipo de comportamento é um dependente de jogos. Muitos são dependentes da Internet, pois a rede virtual está repleta de outros atrativos que podem levar o indivíduo ao vício. Entretanto, o nosso foco é mostrar o que pode sofrer aquele que se transforma em um dependente de jogos. Devemos ressaltar que os indivíduos com esse comportamento alegam que não são dependentes, mas sim que desfrutam, apenas, de alguns momentos de distração, o que não é verdade.


1.1. O começo do hábito

O perigo do jogo se inicia quando a pessoa obtêm o hábito de jogar, assim, com o passar do tempo, é grande o risco dessa prática se transformar em vício. A pessoa que se torna dependente de jogos eletrônicos e internet pode sofrer de ansiedade e ter seu comportamento alterado. Há informações de crianças que sofrem atualmente de insônia, obesidade infantil, entre outras doenças, por ficar noites e noites em frente ao computador, jogando em rede com pessoas do mundo inteiro, outras confundem a realidade com a ficção e vivem um mundo de sonhos e fantasias, prejudicando seu desempenho escolar e sua própria vida. Quando começa a jogar é difícil parar, geralmente a pessoa deseja alcançar sempre uma fase a mais e aí o tempo vai passando e o jogador nem se dá conta do tempo. É isso que Satanás quer, ele engana as pessoas, afinal ele é o pai da mentira, (Jo 8.44), Os jogos vicia, rouba o tempo da pessoa deixando-os aprisionadas. Nosso tempo é precioso, devemos aproveitar nosso tempo para Deus. (Cl 4.5).

1.2. Uma arma perigosa.
A comunidade científica tem cada vez mais estado alerta no que diz respeito ao surgimento daqueles que eles consideram uma das categorias mais perigosas de jogos on-line: os chamados MMORPG (sigla em inglês para os jogos de interpretação de personagens on-line para vários jogadores). Estes tipos de jogo são extremamente perigosos, pois criam uma situação onde o jogador tem que criar um avatar (personagem virtual) para viver situações falsas de guerras travadas, em sua maioria na Idade Média. Esse ambiente fictício sugere que as missões vencidas outorgam mais poder ao avatar, fazendo com que este jogador seja admirado pelos outros jogadores.


1.2. Uma arma perigosa

Os Jogos eletrônicos tem se tornado numa arma perigosa, um perigo de verdade, a comunidade cientifica tem alertado sobre o surgimento de uma categoria de jogos on-line de muito perigo: os MMORPG (uma sigla em inglês para jogos de interpretação de personagem on-line para vários jogadores). O perigo desse jogo é grande porque tem a capacidade de criar uma situação onde o jogador cria um avatar (personagem virtual) para viver situações falsas de guerras travadas, na maioria na Idade Média. Esses ambientes fictício sugere que as guerras pelo avatar lhe deixa ainda mais cheio de poder, assim, esse jogador passa a ser admirado pelos demais. Na verdade, essa é uma artimanha de Satanás a fim de aprisionar o homem através de suas mentiras. Pois o fato do jogador ser admirado pelas vitórias através dos jogos, faz com que ele se sinta admirado pelos outros. Assim, ele gasta mais tempo ainda jogando, tornando sua saúde e vida social prejudicadas. Devemos entender que os jogos não são real e sim, uma falsa realidade, ser vitorioso em jogos não significa que vai ser um vencedor na vida real, quando alguns jogadores enxergam essa verdade se tornam pessoas frustradas.

1.3. Outras armas perigosas.
Assim como o MMORPG, existem outros tipos de jogos muito perigosos, como MOBA e FPS Online. Tais categorias de jogos aprisionam o usuário pelo fato de o mesmo, a medida em que se torna vitorioso, ganhar notoriedade. Outro perigo é o fato de o jogador, em busca de ter mais poder, passar a pagar por isso. O jogo então invade outra área da vida do indivíduo: a financeira. A partir de então, este começa a ter o seu orçamento comprometido, entrando em um caminho de dívidas. Como agravante, temos hoje os aplicativos de jogos para tablets e smartphones, que têm invadido o mercado de forma voraz, aumentando assustadoramente o número de dependentes e usando o prazer pela recompensa como agente viciante.



1.3. Outras armas perigosas

Além de prejudicar a vida social e a saúde como foi citado acima, alguns desses jogos comprometem a parte financeira do praticante, pois na tentativa de ganhar mais notoriedade e poder, o praticante passa a pagar por isso, assim o jogo passa a invadir a área financeira da pessoa envolvida deixando seu orçamento comprometido e consequentemente muitas dividas. De forma semelhante a MMORPG que é muito perigoso, também existem os MOBA e FPS On-line, esses jogos também deixa o usuário dependente, pois a medida que a pessoa vai ganhando os jogos, também vai sendo admirado pelos outros jogadores, fazendo com que a pessoa se sinta “poderosa”. As empresas ao perceber esse mercado lucrativo criaram aplicativos interessantes de jogos para tablets e smartfhones que tem feito ainda mais pessoas adeptas e dependentes desses jogos. Muitos desses realçam a violência como forma de atração, isso mostra claramente que a obra de Satanás está nesse negócio.

2. A prova da dependência.
Existem muitas discussões acerca de até onde a compulsão por jogos pode chegar. Muitos entendem que o viciado em jogos sofre do mesmo tipo de dependência que o usuário de drogas psicoativas. Inclusive, já existem estudos que comprovam a semelhança dos tipos de dependência.


2. A PROVA DA DEPENDÊNCIA

Uma forma de identificar se alguém está se tornando um dependente é através da sequência em que ela acessa o jogo. Percebe-se que nenhuma pessoa que é "viciado" joga só de vez em quando, o viciado joga muito e frequentemente joga mais do que pretendia fazê-lo. De modo a comprometer atividades importantes na vida por causa do jogo, como a família, o trabalho e escolas, não sobra tempo para outras coisas. Ela até tenta parar de jogar, mas sente-se incapaz de frear seu comportamento. Quando deixa de jogar a pessoa pode sentir-se irritada, desanimada, ansiosa, tomada por uma série de sensações ruins, mal conhecidas dentro de si. Essas atitudes evidencia que ela se tornou um dependente de jogo. Essas pessoas estão precisando urgentemente de ajuda para superar suas fraqueza, o fruto do Espírito Santo é capaz de libertar qualquer vício e trazer de volta o gozo e a paz que tanto precisa.

2.1. O prazer produzido pelo Espírito.
A dopamina é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar no cérebro. Assim como o uso de drogas, o jogo está associado à liberação de dopamina, que age no sistema de recompensa do cérebro que busca por sensações agudas de prazer. No entanto, a Palavra de Deus afirma que a alegria provém do Espírito Santo (Ne 8.10). Aquele que tem o Espírito Santo não busca prazer em agentes externos, pois a verdadeira alegria é produzida em seu interior pela ação do amadurecimento do fruto do Espírito, do qual uma das características é o gozo, que pode ser traduzido também por alegria (Gl 5.22). O indivíduo quando está pleno do Espírito Santo tem em si a alegria permanente.



2.1. O prazer produzido pelo Espírito

Os jogos eletrônicos estão presentes nos mais diversos ambientes, seja nos lares, em lan houses e, atualmente, através de conexões Wi-Fi, e o jogador pode utilizar esse artefato em qualquer local que disponibilize rede de internet. Todas essas facilidades tem atraídos mais pessoas se aventurar nesse mundo virtual. Muitos entendem que pessoas viciados em jogos pode sofrer do mesmo tipo de dependência que sofre o usuário de drogas, alguns estudos prova essa semelhança. Essa dependência é causada pela liberação de dopamina, trata-se de um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar no cérebro, a dopamina está envolvida no controle de movimentos, aprendizado, humor, emoções, cognição e memória.

2.2. Em busca de reconhecimento.
Na maioria dos casos em que identificamos um indivíduo com compulsão pelo jogo, o mesmo está vivendo uma crise de baixa autoestima. O fato de o jogo lhe presentear com o reconhecimento virtual promove uma sensação de prazer, fazendo com que ele, cada vez mais, fique aprisionado no ambiente do jogo. Um avatar poderoso ganha muitos seguidores e também muitos adversários virtuais, que irão tentar derrota-lo. Tanto os seguidores como os adversários funcionam como combustível, alimentando e motivando-o a continuar jogando, pois, no ambiente do jogo, o indivíduo recebe o reconhecimento que não experimenta no mundo real. Ser vitorioso no jogo aciona vários pontos que elevam a sua autoestima.


2.2. Em busca de reconhecimento

Estudos indicam que pessoas praticantes de jogos tem crises de baixa autoestima. E a prática do jogo lhe causa uma sensação de prazer pelo reconhecimento virtual, assim ele fica cada dia mais aprisionado nesse ambiente produzido pelo jogo. O jogador quando se torna vitorioso tem sua autoestima elevada e isto faz com que ele sinta-se reconhecido entre seus seguidores. De que adianta ser valorizado por homens e não ser conhecido por Deus. Somente o Espírito Santo pode preencher o vazio do coração do homem. O verdadeiro prazer e alegria não se encontra em nenhum tipo de jogo ou em outras coisas que não provém de Deus, mas vem da presença de Deus na vida do homem, (Sl 68.3). Devemos aprender com Davi, ele conhecia bem onde buscar a verdadeira fonte que liberta e restitui a autêntica alegria: Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. (Sl 51. 10-12).

2.3. Um mercado em crescimento.
O número de gamers, como são chamados os jogadores virtuais, tem aumentado cada vez mais por todo o mundo. Isto tem atraído em grandes proporções gigantes da área de tecnologia e de entretenimento que, associados a empresas produtoras de jogos, têm fornecido um número sem fim de atrações e produtos voltados para este mercado. Feiras como a E3, em Los Angeles (Estados Unidos), e a Gamescom, em Colônia (Alemanha), embalam em ritmo frenético o crescimento deste mercado. Mentes cada vez mais brilhantes têm se dedicado a criação de novos jogos, buscando cada uma delas abocanhar a maior fatia deste que tem se apresentado como o mercado mais promissor da área de tecnológica no século XXI.



2.3. Um mercado em crescimento

Considera-se a indústria dos jogos eletrônicos como uma das várias disseminações da tecnologia que não possuem limites, tratando-se de um território em ampla expansão. Atualmente, tendo atingido, de forma direta ou indireta, uma significativa parcela da população mundial. Os jogos eletrônicos são considerados um dos modelos lúdicos mais presentes no cotidiano de crianças, adolescentes e adultos jovens, independentemente do poder aquisitivo do jogador. São bastante promissores e hoje, as indústrias de jogos crescem, de certa forma, bastante acelerada. As vendas mundiais foram de mais de 10 bilhões de dólares. Não há um desaquecimento no mercado de jogos, na verdade a estimativa é crescer mais ainda. O aumento da produção de jogos busca formatar um novo tipo de comportamento que deverá preestabelecer um modelo de sociedade alienada dos fatos reais. Temos que ficar atento, a Igreja tem o dever de sociabilizar e proclamar a verdade, apresentar a Cristo como o único Caminho de Verdade e Vida para o homem (Jo 14.6).

3. Lições práticas.
O acesso a determinadas informações pode, para muitos, causar espanto e, para outros, desdém. Entretanto, quem detém a informação sempre sai na frente. O propósito desse estudo é justamente colocar a Igreja na vanguarda dos fatos.


3. LIÇÕES PRÁTICAS

É muito importante para nós cristãos ter conhecimento das informações que surgem a cada dia. Alguns podem até ficar surpreendidos das novidades tecnológicas e dos meios de informações, de certo ponto, tem lá suas razões, pois a cada instante a tecnologia avança e o acesso as informações está cada vez mais rápida e eficiente. A igreja precisa ter conhecimento de todas essas novidades a fim de saber utilizar aquilo que é bom e precaver-se das coisas que não edificam. Há jogos que são educativos, estes servem como métodos de aprendizagem em qualquer área de ensino, outros não são adequados, além de causar dependência, atrapalham e muito a vida espiritual de qualquer pessoa. Devemos agir com discernimento espiritual e seguir a recomendação sábia do apóstolo Paulo que nos manda examinar tudo, reter o bem e abster-se de toda espécie do mal,(1 Ts 5.21,22).


3.1. Inofensivo ou perigoso?

Muitas pessoas se pergunta se os jogos são perigosos ou apenas hábito inofensivos, acessar jogos de vez em quando não prejudica ninguém. Todavia, estamos ciente que tudo começa aos poucos, a prática de jogar vai aumentando a cada acesso e a pessoa fica cada vez mais envolvida, por isso, apesar de ser inofensivo, pode se tornar uma porta de entrada para o perigo. O domínio próprio do fruto do Espírito é essencial para o cristão permanecer firme frente essas questões. Se a pessoa está envolvida com a prática dos jogos eletrônicos, precisa fortalecer-se no Senhor e libertar desse mal. “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” (Ef 6.10).

3.1. Inofensivo ou perigoso.
Todo mal começa em pequenas proporções e hoje muitos fabricantes de jogos têm acessado os usuários, através dos aplicativos de smartphones, com jogos aparentemente inofensivos. Entretanto, estes podem ser uma porta para um caminho sem volta.

3.2. Restaurando a comunhão perdida.
Existe sempre algo orquestrado contra a humanidade para destruí-la. Quando não atinge seu objetivo, surge uma outra estratégia que visa destruir a mais perfeita das criaturas de Deus. Estamos diante dessa nova estratégia, onde os jogos vêm tomando o espaço que deveria ser dedicado a uma maior comunhão com Cristo, em busca das coisas concernentes ao Reino de Deus (At 2.42). Preencher a mente com a Palavra de Deus certamente é um meio que libertará a muitos da prisão virtual provocada pelos jogos. Quanto mais se afastarem de tais práticas, mais abrigarão espaço para um contato íntimo com o Criador. A leitura bíblica é o melhor exercício para quem tem uma mente ativa em busca da superação de seus limites.


3.2. Restaurando a comunhão perdida
Às vezes imaginamos que um jogo que possui uma imagem inofensiva não poderá causar nenhum problema, mas é aí que ocorre o perigo. Mesmos esses que não damos nenhuma ênfase, podem nos afastar da comunhão com Deus, tudo isso é estratégia de Satanás que tem feito de tudo para tirar o homem da presença do Senhor. Entretanto, é possível restaurar a comunhão perdida. Preencher a mente com a Palavra de Deus é um meio eficaz que liberta o homem da prisão virtual provocada pelos jogos. A leitura da Palavra de Deus é uma excelente ocupação para aqueles que desejam superar seus limites. O limite é o foco principal apresentado nos jogos. Não devemos buscar superar esses limites! Supere os seus limites conhecendo e prosseguindo em conhecer mais a Deus que lhe deu uma vida abençoada, (Os 6.3). Provai, e vede que o Senhor é bom; bem aventurado o homem eu nele se refugia, (Sl 34.8).

3.3. Entrando pela Porta verdadeira.
Em Seu discurso aos Judeus (Jo 10.7-14), Jesus se apresenta como o bom Pastor e apresenta o diabo como ladrão e mercenário. Muitos têm sido instrumentos de Satanás para tirar a pessoa de Cristo do centro de nossas vidas. Os jogos se apresentam como uma opção de lazer e distração, uma porta falsa para a felicidade. Quando identificamos a Porta verdadeira e entramos por ela, passamos a viver uma felicidade real, que só é encontrada no bom Pastor (Jo 10.10).


3.3. Entrando pela porta verdadeira
Apesar de ser atraente e divertido e proporcionar alegria, a prática diária dos jogos devem ser evitados, porque como disse o autor da revista, é apena uma porta falsa para a felicidade. Os jogos causam enormes consequências negativas para quem utiliza sem controle, a pessoa pode esquecer se si mesma, podendo em situações extremas, deixar de comer e até de dormir para jogar. Por ser uma atividade que proporciona prazer. Muitos não percebe que já estão dependentes. Por isso mesmo, devemos recorrer e procurar entrar pela Porta verdadeira. A verdadeira paz, alegria e felicidade só é encontrada no bom Pastor que pode libertar a pessoa oprimida de qualquer fraqueza. “ Vinde a mim, todos os que estão cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” ( Mt 11.28).

Conclusão.
Muitos são os fatores que estão levando o indivíduo em direção ao abismo que são os jogos. A única maneira de se livrar deste mal é através do amadurecimento do fruto do Espírito, que produz no homem um sentimento de conforto, tranquilidade e prazer.

CONCLUSÃO
Mesmo com toda tecnologia que os jogos possuem, não devemos ocupar nosso tempo nessa prática, porque pode se tornar perigosa para quem não sabe utilizar. Vamos usar mais tempo para estarmos com nossa família, leitura da Bíblia Sagrada, oração e somente com coisas saudáveis. Observe a recomendação do apóstolo Paulo em Filipenses 4.8: “Irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.