(Lição 04 – 25 de Outubro de 2015)
Texto Áureo
“Porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que o retivesses para sempre" (Fm 15).
Verdade Aplicada
Através da revelação da graça, nasceu uma nova relação, na qual todas as diferença externas são abolidas, pelo fato de que todos nos tornamos irmãos e filhos do mesmo Pai.
Verdade Aplicada
Através da revelação da graça, nasceu uma nova relação, na qual todas as diferença externas são abolidas, pelo fato de que todos nos tornamos irmãos e filhos do mesmo Pai.
Objetivos da Lição
► MOSTRAR quem são as figuras principais da epístola, o que elas tipificam e o pano de fundo da história;
► ENSINAR como se deu a conversão de Onésimo, e como Filemom deveria aceitá-lo e perdoá-lo;
► ESCLARECER como Onésimo se tornou um teste de fé para Filemom.
Textos de Referência
Fm 10 – Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões;
Fm 11 – O qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil; eu to tornei a enviar.
Fm 12 – E tu torna a recebê-lo como às minhas entranhas.
Fm 13 – Eu bem o quisera conservar comigo, para que por ti me servisse nas prisões do evangelho;
Fm 14 – Mas nada quis fazer sem o teu parecer, para que o teu beneficio não fosse como por força, mas, voluntário.
Fm 15 – Assim, pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo.
Fm 16 – E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha.
1.2. Onésimo o escravo fujão.
Introdução
A epístola dirigida a Filemom é de uma preciosidade inigualável no Cânon Sagrado. Ela revela o que a graça de Deus pode realizar na vida de pessoas escravas e sem perspectivas como Onésimo, o escravo que se tornou irmão.
- Querido(a) professor(a), nesta lição você terá a oportunidade de ensinar uma das mais belas lições desse trimestre.
- “pode realizar na vida de pessoas escravas”, no caso da epístola a vida do escravo Onésimo que havia fugido da casa de Filemom e na fuga teria roubado lago.
- “o escravo que se tornou irmão”, não se sabe como ele teria sido levado à presença de Paulo na prisão, mas ele foi alcançado pela pregação do Evangelho na boca de Paulo.
- A carta foi necessária para que Onésimo recebesse o perdão do seu senhor e assim pudesse trabalhar na obra de Deus.
1. Conhecendo os personagens.
A epístola não nos revela o que realmente Onésimo usurpou de seu senhor Filemom. Ela apenas diz que ele fugiu em direção a Roma e pode ter furtado algo de valor para garantir-se (Fm 18, 19). Por meio de circunstâncias não registradas na Palavra de Deus, Onésimo conheceu o Apóstolo Paulo na prisão e tornou-se cristão. Vejamos o perfil de cada personagem para compreender melhor as lições de vida desta epístola.
- “o que realmente Onésimo usurpou de seu senhor”, a própria carta dá a entender que Onésimo deu um certo prejuízo à Filemom, veja esse verso:
“E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta”
Filemom 18
Filemom 18
- “Onésimo conheceu o Apóstolo Paulo na prisão”, naquele período Paulo cumpria uma prisão domiciliar em Roma e recebia os que vinham ter com ele At 28.30, provavelmente alguém levou Onésimo a visitá-lo.
- “e tornou-se cristão”, a Bíblia registra de pessoas que ouviram a pregação, mas não receberam a Jesus como salvador, porém alguns o receberam, por isso a necessidade de se lançar a semente.
1.1. Filemom, o líder da igreja.
Ao que parece, Filemom era um rico cidadão de Colossos. Sua conversão se operara através da pregação do apóstolo e existem fortes laços de amizade entre eles (Fm 17-22). Filemom é descrito por Paulo como um homem de amor e de fé, tanto para com Jesus Cristo quanto para com o povo de Deus. Seu amor era prático. Ele reanimava os santos por meio de suas palavras e de seu trabalho (Fm 7). AS igrejas do Novo Testamento reuniam-se nos lares (Rm 16.5, 23; 1Co 16.19). É bem provável que a igreja na casa de Filemom fosse uma das duas congregações de Colossos (Cl 4.15).
- “Filemom era um rico cidadão de Colossos”, isso se percebe pelo fato de ele possuir escravos e da forma como Paulo fala com ele.
- “existem fortes laços de amizade entre eles”, é uma carta de intercessão por um amigo dirigida a outro amigo.
- “descrito...como um homem de amor e de fé”, Paulo sabia a quem estava pedindo, e sabia que poderia contar com Filemom.
- “reuniam-se nos lares”, eles não poderiam construir templos, pois a prática de qualquer religião que não fosse a permitida por Roma era indício de rebeldia.
Onésimo nasceu escravo, sem Deus e sem esperanças (Ef 2.11, 12). Certamente, motivado pela pregação que ouviu, desejou ser livre e partiu para Roma. Ele escolheu seu próprio caminho de liberdade, mas algo parece não ter mudado em sua vida e resultou em uma prisão, pior ainda que a escravidão. É nessa hora que ele encontra um preso chamado Paulo, que lhe anuncia a salvação e daí por diante, ele se torna um homem livre e útil ao apóstolo (Fm 10-14). Paulo escreve uma carta a seu filho na fé Filemom, dizendo que receba em suas entranhas. Onésimo agora deve voltar, mas volta numa condição diferente. Ele retorna como irmão em Cristo (Rm 8.1).
- “Onésimo nasceu escravo,”, não há base para essa afirmação. O comportamento de Onésimo está mais para alguém que tenha sido feito escravo.
- “motivado pela pregação que ouviu, desejou ser livre”, suposição incerta, não há como provar e nem imaginar Onésimo recebendo a mensagem do Evangelho e desejando fugir e ainda roubando algo. É mais provável que ele tenha recebido a mensagem ao encontrar Paulo ou a tenha aceitado ali.
- “encontra um preso chamado Paulo”, um preso que se comportava como livre, porque de fato era livre.
- “ele se torna um homem livre e útil ao apóstolo”, o nome Onésimo significa “útil” e no verso 11 da carta o apóstolo faz um trocadilho com a palavra útil.
-“Ele retorna como irmão em Cristo”, ele precisava retornar para cumprir suas punições legais, porém Paulo pede que ele seja perdoado. Só o perdão de Filemom poderia livrá-lo da condenação.
1.3. Paulo, um tipo de Cristo.
Na epístola, Paulo tipifica o Senhor Jesus Cristo, Onésimo, a humanidade pecadora e escrava, e Filemom, o Pai, que deve conceder o perdão ao pecador regenerado por Cristo. Paulo gostaria de ficar com Onésimo, mas o envia de volta a Filemom, Porque não deseja fazer nada sem o seu consentimento (Fm 13, 14). O cristianismo não existe para ajudar os crentes a escaparem de seus pecados. Ele existe para capacitar os seguidores de Cristo a enfrentar o passado e a elevar-se acima dele. Onésimo tinha escapado, mas deveria voltar e enfrentar as consequências de seus atos.
- “Paulo tipifica o Senhor Jesus Cristo”, significa que ele representa Jesus devido a semelhança com a obra de libertação que Jesus promove.
- “não deseja fazer nada sem o seu consentimento”, isso porque Onésimo não pertence a Paulo, mas sim a Filemom, no caso da tipologia, Jesus nos comprou para Deus, e o próprio Cristo orou por nós em João 17. Ele não faz nada sem o consentimento do Pai.
- “para ajudar os crentes a escaparem de seus pecados”, se um foragido da justiça receber a Cristo como salvador ele deverá também acertar suas contas com a sociedade, se apresentando às autoridades para cumprir sua pena. Todo pastor que tiver algum membro foragido da justiça deve convencê-lo a se apresentar, sob o risco de se tornar conivente.
2. A conversão de Onésimo.
Como escravo fugitivo, Onésimo deveria ser punido se voltasse para a casa de seu senhor. Porém, a graça de Deus o encontrou. Agora, as coisas mudaram de figura porque, diante de Deus. Filemom também devera recebe-lo como um irmão e perdoá-lo por seus agravos (2Co 2.10).
- “a graça de Deus o encontrou”, com isso ele deixaria de ser escravo e a sua dívida seria paga, note que Paulo não propõe o perdão da dívida, mas ele se oferece para pagá-la no lugar de Onésimo, verso 18 e 19.
2.1. Um filho gerado nas prisões.
Paulo afirma a Filemom que Onésimo em outro tempo lhe era inútil. Ele faz um trocadilho com o significado de seu nome que quer dizer “útil”. E diz: “agora” a ti e a mim muito útil (Fm 11). Agora quando? Agora que a Palavra de Deus o transformou. Dentro da prisão, a vida de Onésimo sofre uma grandiosa mutação (Fm 9, 10). Ele passa da condição de escravo a irmão de Filemom. Agora Onésimo tem um defensor, Paulo, que prepara uma carta de próprio punho e endereça a Filemom, testemunhando aquela transformação e coloca-se diante de filemom como um seguro para Onésimo. A prisão de Paulo foi a solução para a vida de Onésimo (2Tim 2.9, 10).
2.1. Um filho gerado nas prisões.
- “trocadilho”, é uma combinação de palavras para tornar o argumento mais interessante.
- “Agora que a Palavra de Deus o transformou”, um escravo fujão não tinha nenhuma utilidade pra seu senhor, mas Onésimo estava deixando de fugir para se tornar realmente útil.
- “Agora Onésimo tem um defensor”, assim como nós temos em Cristo um advogado.
- “que prepara uma carta de próprio punho”, não era Paulo quem escrevia suas próprias cartas, mas ele ditava e um irmão escrevia para ele. Mas com Onésimo Paulo escreve de próprio punho para evitar que houvesse algum mal entendido.
- “A prisão de Paulo foi a solução para a vida de Onésimo”, assim como a cruz de Cristo foi a solução para a nossas vidas.
2.2 A humilde intercessão de Paulo.
Paulo não se apresenta a Filemom como apóstolo ou líder, mas como prisioneiro de Cristo e como amigo (Fm 1). Paulo declara que Onésimo é seu filho na fé e, dirigindo-se com amor, traça um elogio ao trabalho que executa em sua casa e como as pessoas que recebem sua palavra testemunharam com alegria (Fm 5-7). Paulo não usa sua autoridade apostólica. Ele pede com um carinho especial de pai para que Filemom o receba e afirma que gostaria que Onésimo ficassem em Roma para ajuda-lo, mas sabendo a quem ele pertence, o envia para que haja uma reconciliação (Fm 8-14). E finaliza dizendo: “Escrevi-te confiando na tua obediência, sabendo que ainda farás mais do que digo” (Fm 21).
- “não se apresenta a Filemom como apóstolo ou líder”, para não parecer que estava cobrando a atitude de Filemom, pois a intenção de Paulo que tudo fosse feito com base no amor e não por obrigação.
- “é seu filho na fé”, por Onésimo ter sido ganho pela pregação de Paulo, é um costume chamar de filho na fé aquele que se ganha para o Senhor.
- “não usa sua autoridade apostólica”, Paulo tinha autoridade apostólica para exigir que Filemom recebesse Onésimo como irmão e o perdoasse pelos seus erros, mas se ele fizesse isso a comunhão entre Onésimo e Filemom não seria legítima. Seria como aqueles irmãos que pedem perdão na Santa Ceia apenas para cumprir uma obrigação.
- “gostaria que Onésimo ficassem em Roma para ajuda-lo”, Paulo estava preso e precisava muito de colaboradores para o ajudar.
2.3. Recebe-o como a mim mesmo.
Onésimo encontrou no cárcere de Roma nada menos que o homem que havia pregado para o seu senhor. Pode-se dizer que Onésimo foi um homem agraciado em todos os sentidos. Ao interceder, Paulo relembra algo a Filemom: “Ainda que tenha Cristo grande confiança para te mandar o que te convém, todavia peço-te antes por amor” (m 8, 9). Vai ser duro para Filemom considerar como irmão a um escravo fugitivo, mas é exatamente o que Paulo lhe ordena (FM 17). O apóstolo também se propõe a pagar todas as perdas que Onésimo tenha acarretado a Filemom, lembrando-o sutilmente que ele lhe deve muito mais que valores, deve-lhe sua vida espiritual (Fm 18-20).
- “o homem que havia pregado para o seu senhor”, Paulo havia pregado para Filemom e com certeza Onésimo o conhecia de vista, talvez nunca tenha falado com ele em particular, a cadeia foi providencial para esse encontro.
- “para te mandar o que te convém, todavia peço-te antes por amor”, Paulo decide não usar a autoridade para poder colocar em destaque o amor.
- “Vai ser duro para Filemom considerar como irmão”, essa é a maior dificuldade dos crentes de hoje em dia e é isso que Paulo está tratando nessa carta. A união é mais importante para o Reino de Deus do que a autoridade sacerdotal.
- “se propõe a pagar todas as perdas que Onésimo tenha acarretado”, nesse ponto Paulo passa a representar a obra de Jesus na cruz, que é o pagamento da dívida do ser humano. Foi o que Jesus fez, se propôs a pagar a dívida do homem.
3. Perdendo para ganhar.
Se algum dia Filemom anunciou o Evangelho a Onésimo não o sabemos. Mas, ao abraçar ao Senhor, a conversão de Onésimo gerou uma nova relação, onde as diferenças externas foram abolidas e para Filemom era aceitar ou rejeitar (1Co 12.13; Gl 3.28).
3.1. Filemom perde um escravo e ganha um irmão.
Onésimo sai como um ladrão e retorna como um irmão. A graça fez com que Filemom e Onésimo se encontrassem num mesmo nível porque Cristo era Senhor de ambos. Paulo diz que Filemom o perdera por um tempo para tê-lo para sempre (Fm 15). Ou seja, foi preciso que ele perdesse para poder ganhar (Fp 3.8). Onésimo tinha fugido como escravo e era como tal que retornava, mas agora não só era um escravo, era também um irmão amado no Senhor. Aquele que antes o servia por medo agora o serviria com amor e como uma pessoa da família (1Jo 4.16).
- “se encontrassem num mesmo nível”, a mensagem do Evangelho não coloca em destaque as diferenças que existe entre as pessoas, mas sim aquilo que as fazem tão parecidas umas com as outras.
- “foi preciso que ele perdesse para poder ganhar”, quem sabe Onésimo já tivesse ouvido falar de Jesus várias vezes por muitos irmãos, mas em situações normais ele nunca recebeu a Jesus, mas o Senhor permitiu que ele fosse conduzido a uma nova situação e agora sim ele teria muito tempo para ouvir a mensagem da Palavra.
- Às vezes Deus permite algumas coisas serem tiradas de nós para melhora-las ou para melhorar-nos.
3.2. Onésimo, a provação de Filemom.
Precisamos estar atentos para entender como Deus está se movendo, para que as verdades do mundo espiritual não passem despercebidas (1Co 2.14, 15). Primeiro, Onésimo furta algo e foge, depois é preso e encontra-se com Paulo, o pai na fé de Filemom e o líder da igreja que presidia. Nada disso aconteceu por acaso. Onésimo se constituiu em um grande teste de fé para Filemom, porque qualquer reação contrária à fé que anunciava poderia manchar seu ministério. O teste de fé era exercer o amor e o perdão que ensinava (Mt 6.15; Ef 4.32).
- “para entender como Deus está se movendo”, a ideia é identificar o que Deus está fazendo, como o Senhor está conduzindo os fatos. Geralmente só conseguimos entender o agir de Deus depois que tudo acontece.
- “depois é preso e encontra-se com Paulo”, na verdade o texto não fala que ele foi preso, apenas diz que ele foi gerado nas prisões de Paulo v.10. Como Paulo recebia muitas visitas, pois sua prisão naquele momento era domiciliar, pode ser que Onésimo o tenha procurado ou tenha sido levado até ele. Jamais Paulo poderia enviá-lo se ele tivesse sido preso.
- “se constituiu em um grande teste de fé para Filemom”, O que Deus estava fazendo não era somente mudando a vida de Onésimo, mas também transformando a de Filemom. Pois ele agora teria que exercitar o perdão.
- “exercer o amor e o perdão que ensinava”, é muito mais interessante para o Senhor que pratiquemos a fé do que somente falemos dela. Por isso o Senhor muitas vezes permite certas situações para nos confrontar.
3.3. Onésimo, o bispo de Éfeso.
Cinquenta anos mais tarde, levado para execução desde sua igreja em Antioquia até Roma, Inácio, um dos grandes mártires cristãos, escreve cartas, que ainda existem, às igrejas da Ásia Menor. Detém-se em Esmirna e dali escreve à igreja de Éfeso. No primeiro capítulo de sua carta, fala muito a respeito de seu maravilhoso bispo. E qual é o Nome do Bispo? Onésimo. E Inácio faz exatamente o mesmo trocadilho que Paulo tinha feito: “É Onésimo de nome por natureza, útil para Cristo”. Onésimo, o escravo fugitivo, chegaria a ser, com o passar dos anos, nada menos que Onésimo, o grande bispo de Éfeso (Cl 2.6; 4.9).
- “às igrejas da Ásia Menor”, a Ásia Menor é a atual Turquia, onde se localizava as sete igrejas citadas em Apocalipse.
- “faz exatamente o mesmo trocadilho que Paulo tinha feito”, o uso das mesmas palavras que Paulo usou indica que seja mesmo Onésimo da carta à Filemom.
- Esse é poder de um perdão, porém com certeza Deus faria outra coisa se esse perdão não fosse liberado.
Conclusão.
É preciso mais do que amor para resolver problemas. O amor deve pagar um preço. Deus nos salvou por Seu amor e deu Seu Filho por nós (Ef 2.8, 9). A graça de Deus é o Seu amor, que cobriu o salário do pecado, nos resgatou e nos deu a vida eterna (Rm 6.23).
- “mais do que amor para resolver problemas”, além do amor precisamos de atitudes racionais de sacrifício. Não era somente o amor a Onésimo ou a Paulo que Filemom precisava, ele teria que vencer seu próprio orgulho e agir racionalmente perdoando a Onésimo e liberando para ser colaborador de Paulo.
- Faça o resumo e passe os pontos mais importantes.