“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.” Efésios 6:13
A vida cristã é uma vida de batalha e para que elas sejam vencidas, precisamos estar preparados, olhando para a palavra de Deus. A partir do versículo 10, Paulo conclui sua palavra sobre batalha espiritual. A palavra “finalmente” nos indica que precisamos prestar muito atenção naquilo que será dito.
A bíblia nos alerta sobre a realidade do mundo espiritual e sobre a batalha que acontece nas regiões celestes, que não enxergamos com os olhos físicos, somente quando há necessidade específica no propósito de Deus para cada situação. Sabemos que o vento existe pela ação dele, assim como não vemos a Deus, nem o mundo espiritual, mas percebemos Sua ação e somos atingidos por aquilo que acontece no mundo espiritual. Sábios são aqueles que creem nessa realidade.
Às vezes estamos lutando contra o inimigo errado. Nossa luta não é contra homens, mas contra demônios. O vizinho não é o inimigo, há algo além das pessoas que as influenciam. Precisamos enxergar o verdadeiro inimigo e ser sensíveis para perceber o que é espiritual. Diante disso, Paulo conscientiza a igreja no versículo 13.
Vestir toda a armadura de Deus tem a ver com vestir-se de Jesus. Pedro também nos alerta a permanecer em Cristo mesmo em meio às tentativas de Satanás para nos “devorar”. Paulo fala em firmeza, perseverança e revestimento, para estarmos firmes até mesmo nos dias em que a batalha é ainda maior. Ele usa como exemplo a armadura dos soldados romanos. O cinto era um aparato de couro que firmava o soldado e era usado para apoiar a espada. Ele foi usado para se comparar à verdade de Deus, que deve ser nossa segurança. Ela é o oposto da mentira, e se quisermos vencer as batalhas espirituais na nossa vida, precisamos lidar com a verdade em todos os nossos relacionamentos. Jesus disse que Ele é a verdade e por isso precisamos nos vestir de Cristo, usar a verdade mesmo que seja o mais difícil, quando falamos a verdade Deus age. Porém, quando usamos a verdade para ofender outra pessoa, estamos errados. Ela deve ser dita em amor.
A couraça nos dá uma cobertura, e esta é a justiça de Deus. A partir da ira podemos nos tornar vingadores, mas a justiça de Deus é soberana e muito diferente da nossa. Precisamos olhar para a palavra do Senhor e sempre enxergar Sua justiça. Nossa justiça não nos faz merecedores de nada. Quando não matamos, quando ajudamos alguém, quando não roubamos, só estamos fazendo um bem a nós mesmos. O padrão de justiça de Deus é a perfeição, e o nosso padrão é muito inferior ao d’Ele. Por isso não chegamos à Ele por causa da nossa justiça ou porque nos consideramos “bonzinhos”, só há um justo diante de Deus, que é Jesus. N’Ele não havia defeito, não havia mancha alguma em Sua vida e Seu sangue tem poder para nos purificar porque Nele não havia pecado. Somos declarados justos somente pelo sacrifício do único justo que é Jesus, pelo mérito dEle.
A obediência ainda nos faz dependentes da graça, mas nos coloca no centro da vontade de Deus, debaixo de Suas bênçãos.
A sandália do soldado romano o mantinha firme, mesmo no terreno mais escorregadio. A bíblia está dizendo que precisamos estar firmados na palavra de Deus. Quando estamos com Ele, temos paz em meio à guerra, temos equilíbrio emocional e conseguimos lidar melhor com qualquer situação.
O escudo era retangular e os dardos eram apagados, escorregavam e caiam. A fé vem por ouvir a palavra de Deus e nós devemos fortalecer nossa fé lendo a palavra, dando atenção ao que ouvimos na casa de Deus na palavra exposta.
O capacete protege a cabeça, onde um golpe pode dar fim à vida. A salvação é o bem maior e se não temos certeza da salvação, não temos nada. Precisamos ter a mente do salvo, a palavra e a ação de um salvo. Nossa responsabilidade é permanecer nessa salvação.
A espada do Espírito é a palavra de Deus e deve estar em nossas mãos e em nossa boca todos os dias. Como está nossa boca? Necessitamos do contato com a Palavra de Deus e ela precisa estar no nosso coração para que o nosso falar seja de acordo com essa Palavra.
Revestidos de toda armadura, temos tudo e estamos firmados em Jesus para vencer as batalhas que virão. Precisamos orar por nós e para que toda igreja seja revestida com a armadura de Deus.